sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O GESTOR ESCOLAR

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O contexto contemporâneo é profundamente desafiador e convida a escola a rever seus objetivos, as funções dos atores envolvidos no processo e as bases estruturais e organizacionais que possibilitariam uma resposta adequada a estas novas demandas. E é neste contexto que estão inseridas as práticas do gestor escolar. Na complexidade deste cenário, ele faz suas intervenções e escolhas.
Na perspectiva da escola como organização em constante mutação e inserida no contexto da atualidade, o gestor escolar deve se revestir das qualidades necessárias igualmente para a gestão do conhecimento e liderança de pessoas.
Qualquer que seja a visão que se tenha do gestor, é inegável que seu papel é de extrema relevância no processo de mudanças. A ele cabe o desenvolvimento de projetos, a direção de grupos de tarefas, a intervenção ativa no debate e nos processos de decisão, assumindo a liderança na coordenação de processos de evolução da escola. Seu papel também é importante no desenvolvimento de uma ação coordenada, que crie espaços para o diálogo e o trabalho coletivo, mantendo a coesão do grupo e garantindo a participação de todos os integrantes.
A reflexão constante sobre o cenário em que está imersa a escola, suas finalidades, as práticas escolares e a própria prática são condição para que a atuação do gestor seja revestida de qualidade, caracterizada pelo constante movimento na direção do aperfeiçoamento.

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