quarta-feira, 1 de abril de 2009

DIAGNOSTICAR PARA MELHOR INTERVIR


Em cada atividade onde posteriormente será atribuído juízo de valor, só o fazemos depois de um claro e objetivo conhecimento e ou reconhecimento do que pretendemos diagnosticar. Esta é a função de cada estagiário antes de propriamente adentrar a sala de aula. Mas esta atividade nem sempre fica clara para os estagiários. Passar uma semana observando? Não seria mais produtivo e ganharíamos mais tempo entrando logo em classe e ensinar? Estas são algumas argumentações que tenho escutado e até mesmo já fiz. Partindo destas indagações que pretendemos neste texto elucidar de forma precisa qual o sentido de um primeiro momento de observação no espaço escolar antes do estágio de regência.

Antes de realizarmos qualquer tipo de intervenção é preciso que observemos a realidade com todo o seu entorno. Este olhar clínico do pedagogo em formação será útil para a elaboração do diagnóstico, ele, é parte integrante de um bom planejamento das atividades seqüenciais a serem realizadas no espaço escolar. O diagnóstico não é aleatório por isso segue uma lógica.

Diagnosticamos a escola para realizarmos a coleta de informações úteis. Uma vez coletadas estas informações analisamos a luz do nosso conhecimento acadêmico amparados pelos teóricos da educação, precisamente Galthier. Após uma cuidadosa interpretação, é o momento da tomada de decisões frente ao que foi diagnosticado com base na escolha de prioridades ascendentes segundo o seu grau de importância bem como das formas eficazes de produzir mudanças na instituição em função dos objetivos que pretendemos realizar no espaço de tempo que nos é disponibilizado no período do estágio. Seria inocência e ingenuidade pensar que mudaríamos toda um realidade escolar carregada de história e raízes, que se aprofundam no solo da existência e do fazer da escola que é cotidiano, no período em que vamos estar em estágio regencial.

No período em que estivermos desenvolvendo nosso trabalho de estágio na escola à que formos encaminhados para realizarmos esta etapa da nossa formação acadêmica é preciso que fique claro a necessidade de estarmos sempre planejando e replanejando porque nada é estático e tudo ou quase tudo foge ao que foi escrito no papel. Tudo isso é necessário para que possamos atingir os nossos objetivos e fundamentalmente refletir sobre o concreto da realidade escolar em seu corpo docente, discente e quadro de funcionários. Dessa forma podemos compreender como é necessário o diagnóstico da escola como base para o bom êxito e desenvolvimento do estágio.

Fazer diagnóstico não é só criticar. Sendo o estágio uma fase de aproximação, mesmo que esta seja realizada no que tange ao curso de Pedagogia na maioria das instituições acadêmicas acontecerem já no final do curso, o diagnóstico da escola poderá servir para o estagiário sentir e conhecer de perto a estrutura, a organização e o funcionamento da escola, por isso é muito importante neste período nos colocarmos atentos para observarmos os hábitos, a cultura, a filosofia, bem como a rotina da unidade escolar, a entrada e a saída dos alunos no portão da escola, como eles se relacionam entre si no pátio na hora do recreio, na sala de aula (realidades distintas de comportamento), como se relacionam com o professor (a) e este (a) com eles e com a direção da escola etc.

A compreensão desta rede de relações que se estabelecem em lócus é importante para que possamos nos situar enquanto pesquisador da prática. Assim compreenderemos que o que acontece dentro dos espaços da unidade escolar é fruto das características inerentes a cada instituição, mas perceber também como esta recebe a influência também das políticas de educação. Essa compreensão é crucial para analisarmos o que acontece na diretoria, na secretária, estendendo-se ao portão da escola.


 

Luciano Medrado.

(Graduando do Curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Universitário de Jequié – BA).

2 comentários:

  1. Oi Luciano,
    Vc tem toda razão quando coloca a importância do diagnóstico e das observações antes de adentrarmos na sala de aula no perído do estágio. Como vimos em nossas aulas, definir os objetivos desse rico momento, é de fundamental importância para uma ação cheia de significados.Parabéns pelas reflexões maduras e fundamentadas.

    Beijos,
    Socorro

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  2. Olá Lu, palavras sabias as suas em relação ao diagnóstico escolar antes do estágio. Porém não podemos esquecer que diagnosticar é necessario sim, mas rotular jamais. Boa sorte amigo na sua caminhada. Lembre-se sempre, "os mais fracos torna-se inuteis diante da sua magnitude". Jamille

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